quarta-feira, 10 de junho de 2009



PROJETO 3º GRAU INDÍGENA





Trata-se da implantação de três Cursos de Licenciatura Plena na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), destinados à formação de 200 professores indígenas, com previsão de início das aulas em julho de 2001 e término em 2005.




A iniciativa está sendo viabilizada por meio do Convênio 121/2000, de 30 de junho de 2000, celebrado entre esta instituição de ensino e a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC-MT) e do Convênio nº 11, de 15 de dezembro de 2000, celebrado entre a UNEMAT e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).


As atividades pedagógicas intensivas ocorrerão no Campus da UNEMAT localizado na cidade de Barra do Bugres - MT


Estes Cursos de Licenciatura Plena se constituem em mais uma etapa do Programa de Formação de Professores Indígenas, que se desenvolve no estado de Mato Grosso desde meados da década de 1990, sendo a meta do Curso formar, no período de cinco anos, a contar de 2001, 200 professores indígenas em Nível Superior. Vale a pena lembrar que o ensino superior indígena até agora só existia em três países: México, Guatemala e Canadá.


Os Cursos têm como objetivo formar professores indígenas em três áreas: Ciências da Matemática e da Natureza, Ciências Sociais e Línguas ( Português e o idioma da etnia ) Artes e Literatura. São 200 vagas para as três áreas, das quais 180 serão exclusivas para os 35 povos indígenas de Mato Grosso e as demais para outros estados e países. As aulas terão início a partir de julho deste ano.


Essa importante iniciativa está sendo implementada pela Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT, viabilizada por meio do Convênio 121/2000, de 30 de junho de 2000, celebrado entre esta instituição de ensino e a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC-MT). O projeto também é viabilizado pelo Convênio nº 11, de 15 de dezembro de 2000, celebrado entre a UNEMAT e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).


O Convênio 11/2000 formalizou o compromisso da FUNAI visando a apoiar técnica e operacionalmente a UNEMAT na implementação dos Cursos, tanto nas atividades das etapas de planejamento e treinamento dos docentes e técnicos, como nas etapas de atividades pedagógicas intensiva e intermediária. Está previsto ainda que a FUNAI assegurará o transporte, bem como garantirá o pagamento de auxílio financeiro aos cursistas, durante as dez (10) etapas de atividades pedagógicas intensivas, a ocorrer no Campus da UNEMAT localizado na cidade de Barra do Bugres - MT.


O processo de seleção dos candidatos está regulado no Edital 001/2001, de 31 de janeiro de 20001, da UNEMAT, que estabelece o período de inscrição e de realização das provas, divulga informações sobre o processo de avaliação e classificação, bem como a data de divulgação dos resultados e os procedimentos quanto à efetivação das matrículas. Quanto à organização, realização e finalização do processo seletivo, são de inteira responsabilidade da Comissão de Vestibular (COVEST) da UNEMAT, que conta com o apoio da SEDUC-MT e da FUNAI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário