segunda-feira, 15 de junho de 2009


03/02/2006
Governo garante a continuidade do Terceiro Grau Indígena

O governo do Estado garantirá, no ano de 2006, a continuidade do projeto Terceiro Grau Indígena, com a abertura de novas vagas aos professores índios que lecionam em escolas estaduais. A garantia foi dada pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, nesta quarta-feira (01.02), durante reunião com os 300 professores já contemplados pelo projeto.
A reunião aconteceu na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus de Barra do Bugres (a 180 km de Cuiabá) e contou com a participação do reitor Taisir Mahmudo Karim, da secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie, e do coordenador do curso, Elias Januário.
De acordo com Ana Carla, a equipe de Recursos Humanos da Seduc levantará a real demanda e, com posse dos dados, deverá ser aberto o vestibular ou o processo seletivo para o ano de 2006. Preliminarmente temos um levantamento de que ainda precisamos formar 40 ou 50 professores. Contudo, vamos averiguar corretamente e garantir a continuidade do convênio para atender os nossos servidores da rede, observa.
Conforme a secretária, a demanda de novas vagas deve crescer depois da formatura dos 244 professores que estão realizando o curso de Magistério, por meio do projeto Haiyô, que acontece graças a uma parceria entre a Seduc e o Ministério da Educação (MEC). Porém esses novos alunos só devem se formar em 2009.
Já o reitor Taisir, destacou que o projeto é pioneiro na América Latina, e contempla todas as etnias Mato-grossenses, além de povos indígenas de outros 11 Estados. Ele também frisou que o sucesso do projeto se deve ao fato da Seduc acreditar na parceria e observou que a Unemat está aberta para a continuidade do convênio. Essa é a maior concentração étnica da América Latina e graças a essa ação poderemos ofertar um concurso específico valorizando o professor índio, disse.
A primeira turma do 3º Grau Indígena iniciou com 200 alunos (180 mato-grossenses e 20 de outros Estados) e está em fase de conclusão. A formatura está prevista para os dias 04, 05 e 06 de junho. Os professores indígenas fazem três cursos: Licenciatura em Ciências Matemática da Natureza; Licenciatura em Ciências Sociais; Licenciatura e Línguas, Artes e Literatura. Nesta parceria, a Seduc já investiu R$ 4.042.711,22.
Um dos formandos desta primeira turma, o professor e estudante do curso, Edson Bakairi, afirmou que o projeto significa muito para os povos indígenas. Agradeço a Seduc e a Unemat que acreditaram tornar possível o terceiro grau indígena. Estamos fazendo história e servindo de exemplo para outros Estados e países. Contudo, o mais importante será a melhoria da educação indígena em nosso Estado, finalizou.
[24HorasNews.com.br ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário